Depois que um traficante condenado aproveitou-se do benefício do regime semiaberto para sair da cadeia sem retornar para dormir, como estava estabelecido, o governador do Estado do Rio de Janeiro afirmou ser importante fazermos uma reflexão sobre a legislação, que, segundo ele, é "condescendente com assassinos e bandidos de toda a espécie".
O termo "condescendente" é um adjetivo de dois gêneros que se origina da junção do verbo "condescender" com o sufixo "-nte" e, no texto acima, designa a abdicação de valores éticos ou de critérios de mérito no julgamento de algo ou alguém.
(con.des.cen.den.te)
a2g.
1. Que condescende, que está disposto ou tende a ceder à vontade de outrem ou que aceita ideias, comportamentos e opiniões alheias, mesmo que não sejam condizentes com seu modo próprio de pensar; TOLERANTE; TRANSIGENTE [ + com, em : Era um chefe condescendente com as pequenas faltas dos empregados: O professor era condescendente em questões de disciplina. antôn.: Antôn.: intransigente. ]
2. Pej. Que abdica de critérios qualitativos ou de mérito, de valores éticos etc., no julgamento de algo ou alguém, [ + com : Era condescendente com as falcatruas do filho. ]
3. Pej. Que afeta superioridade, suposta tolerância com falhas de outrem, que na verdade expressa certa arrogância ou desdém: Lançou um olhar condescendente ao amigo, que não acertava com o talher adequado.
[F.: condescend er + -nte.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário