4 de mai. de 2010

2 Samuel 12:15-23

15 ¶ Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente. 16 E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. 17 Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. 18 E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. 19 Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. 20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. 21 E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão. 22 E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? 23 Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.

• V16 - E buscou Davi a Deus pela criança. Isso quer dizer que Davi foi até o Senhor interceder pela criança, ele fez tudo o que poderia fazer mas a vontade não era a dele, mas sim do Senhor. Muitas vezes nós intercedemos, oramos, pedimos algo a Deus para que Ele faça, mas nada acontece e nós buscamos mais, oramos mais, e mesmo assim quando nada acontece, nós nos entristecemos e achamos que Deus não nos ouviu ou que nosso sacrifício por aquilo foi pouco, mas não é bem assim.

• V18a - E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança (...). Como estamos vendo, o que Davi pediu e orou ao Senhor não aconteceu. O que ele poderia fazer contra isso? O que faria Davi para reverter essa situação? Será que Deus não o ouviu? Será que Deus reprovou o seu sacrifício? Será se Davi orou pouco, jejuou pouco, humilhou-se pouco?

• V20 - Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. Pronto. Davi tinha tudo para chorar, parar de comer, ficar isolado num quarto apenas se lamentando pelo que acontecera com a criança que ele tanto amava (pois se não amasse não teria feito tanto por ela), mas ao invés disso, ao contrario de ele entrar em depressão, fez o contrario: se alegrou, adorou ao Senhor, amou-o mais ainda.

• V21 - E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão. É pessoal, certas atitudes o Senhor Jesus já disse: "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo "(Lucas, 14, 25 a 27). Como vimos, os servos de Davi não entenderam essa atitude, como até você mesmo que está ouvindo pode não estar entendendo essa palavra e dizendo que isso é impossível alguém não se compadecer de tal forma que não sofra por outra como vimos nesse texto a atitude de Davi. Mas o próprio Davi nos explica o que fez:

• V22,23 - E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. Está explicado a atitude de Davi. Ele tinha um coração segundo o coração de Deus. Ele sabia que o que estava fazendo era a coisa certa a se fazer. Não adianta ficar chorando pelos cantos, sofrendo por algo ou por alguém. O que surtirá efeitos é você sair dessa situação, adorar a Deus pois só é Ele quem pode mudar a sua situação. Se você ainda não entregou a sua vida para o Senhor a governar para você, o faça, e, se você já fez isso, reveja sua vida, avalie, veja se há algo ainda precisando ser mudado. E lembre-se, não vai ser choro ou sofrimentos desnecessários que tocará o coração do Senhor e assim ele terá dó de nós. Quer saber o que aconteceu depois dessa atitude de Davi?

• V24 - Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou. Quer coisa melhor que essa: ouvir o Senhor dizer que ama você? O Senhor confortou o coração de Davi e sua mulher dando mais um filho e, este filho, foi simplesmente o mais rico homem sobre a terra, o mais sábio homem e mais cheio de glórias.

Então faça tudo segundo a vontade de Deus. Pois Ele é quem pode mudar a sua vida.

Que a Paz do Senhor Jesus esteja consolando seu coração e trazendo vida para sua vida!

Amém!

Nenhum comentário: