4 de mai. de 2010

A Cura de um leproso

Mateus 8

1 E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. 2 E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. 4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Comentário: Vamos refletir um pouco.

“1 E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.” Vemos que este Homem chamado Jesus tinha algo diferente das outras pessoas, além de ser um homem sem estudos, era filho de carpinteiro, mas Suas Palavras deixavam as pessoas maravilhadas.

“2 E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.” Vamos imaginar um pouco se a situação fosse diferente. Vejamos se o leproso pensasse ser esse homem capaz de curá-lo mas não falasse nada... ficasse ali parado esperando Ele passar e, quando passasse, Ele o curaria só por passar ali. Acredito que não seria possível isso acontecer, não que o Senhor Jesus não tivesse o poder de o curar, mas Ele quer isso, quer que agente fale pra Ele o nosso problema, pois Ele é a nossa cura!

“3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.” Pronto! Tudo aconteceu. Jesus, a cura, foi solicitado assim como um doente que visita um médico. É isso que Ele quer de nós, que O convidemos a entrar em nossas casas, em nossos corações, em nossas vidas, com o simples objetivo de fazer em nós morada, pois nós somos Sua igreja, somos santos, isto é, separados para Ele.

Vejamos mais alguns detalhes:

Marcos 1

40 E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. 41 E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.

Comentário:

“rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele”

Não foi uma simples solicitação ao Senhor Jesus que entrasse em sua casa, mas foi algo mais, o leproso foi contagiado pelo amor de Jesus quando este se aproximava. Vendo Jesus perto, ele se pôs de joelhos diante de Deus e rogou a Ele que o curasse. Vemos ai o segredo, como fazer para que Deus se alegre conosco. Mas segundo o Lucas, não foi só isso, vejamos:

Lucas 5

12 E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me. 13 E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.

Comentário:

“eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe”

Certo, agora sabemos o que mais este leproso fez. Ele se pôs de joelhos, prostrou-se sobre o rosto, isto é, pôs sua face no chão e rogou ao Senhor Jesus que o curasse. Se este Homem não fosse Deus, não curaria o leproso, não faria deste leproso um homem curado para honra e gloria de Deus.

Nós podemos ver, irmãos, que quando nós nos dispomos a adorar a Deus, simplesmente Ele aceita nossa adoração e nos cura, mas não cura simplesmente porque pedimos para que Ele cure, mas porque Ele vê nossos corações e vê que nós estamos procurando o adorar e não apenas cura.

O que podemos ver por ai são pessoas que procuram as benção de Deus e não o Deus das bênçãos. Não vai surtir nenhum efeito para nós o fato de ter as bênçãos de Deus se não O tivermos dentro de nós. Precisamos acordar para isso. Assim como o jovem rico não quis de desfazer de sua riqueza para seguir a Jesus, não querendo dizer que se você for uma pessoa de posses, de riquezas, você não entrará no Reino de Deus, mas, querendo dizer que Deus conhecia o coração daquele jovem e sabia onde estava preso.

Tenhamos um coração desprendido das coisas desta vida e estejamos buscando o ter um coração segundo o coração de Deus. Precisamos falar com nosso Senhor Jesus, não nos enganando e querendo ir por outro se só chegamos ao Pai por Jesus.

Precisamos nos humilhar perante o Senhor Jesus pois só Ele será capaz de trazer vida para nossa vida.

Que Deus permita que essa palavra seja aplicada aos nossos corações!

Amém!

Nenhum comentário: